-
Arquitetos: Paul Kaloustian Architect
- Área: 500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Joe Kesrouani, Ieva Saudargaite, Carl Gerges
Descrição enviada pela equipe de projeto. Stereokitchen utiliza uma simples estratégia projetual para criar possibilidades espaciais e efeitos perceptivos complexos.
O bar-restaurante é um pavilhão de vidro no último pavimento de um edifício de escritórios em Beirut. Goza de vistas sobre a cidade e o mar mediterrâneo com o porto da cidade.
A parte superior do pavilhão está constituída em parte pela laje de concreto existente e em parte por uma estrutura metálica em balanço, adicionada para cobrir a área.
O limite do balanço é muito delgado (2 cm) e estende-se ao longo de toda a longitude da fachada (25 m) e a esquina em ambos os lados.
O terraço que "envolve" o volume de vidro celebra as duas condições opostas da urbanidade e o amplo horizonte, criando relações ambíguas com o interior: percebe-se o pavilhão de vidro de várias maneiras, dependendo da luz e o horário do dia ou da noite, este pode aparecer como um volume sólido cuja casca se abre, revelando seu interior ou mantendo certa opacidade, enquanto o vidro se converte numa vitrine das pessoas que ocupam o interior ou da cidade.
A atração do Stereokitchen não pode estar apenas em sua variedade de efeitos, mas também em seu programa e utilidade. Dentro do limite de sua área, seus usos e possibilidades são infinitas.